Sobre o CVEM


O ensino da Meteorologia no Brasil passou por alguns marcos históricos, que promoveram sua evolução até chegar aos níveis de hoje, com competitividade internacional. Entre alguns marcos históricos, estão a vinda de professores para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na década de 1960, com o apoio da Organização Meteorológica Mundial OMM), que criaram o primeiro curso de graduação de Meteorologia no Brasil, e a criação do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), em 1994, que introduziu a previsão numérica no Brasil e promoveu grande avanço no ensino da modelagem numérica no próprio Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE).


Criação do CVEM O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), através do representante permanente do Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM), solicitou ajuda da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) para articular a criação de um Centro Virtual de Ensino e Treinamento em Meteorologia (CVEM) para profissionais dos países de língua portuguesa e espanhola. Isso se justifica porque o Brasil tornou-se um centro de excelência na área de Meteorologia e tem, portanto, potencial para contribuir com o aperfeiçoamento de profissionais de outros países, no âmbito da OMM.


A SBMET realizou uma reunião do seu Fórum de Ensino, em Brasília, de 07 a 09 de maio de 2013, quando foi criado um Grupo de Trabalho para elaborar proposta de estrutura do CVEM. O documento pronto foi enviado às instituições de ensino de Meteorologia (IEM) para apreciação e adesão à Rede de IEM’s que são as responsáveis pela implementação do CVEM.


Além disso, nos últimos anos, novos cursos de Graduação em Meteorologia foram criados em universidades brasileiras. Estas instituições, conjuntamente com os cursos técnicos e de pós-graduação, estão formando profissionais capacitados para o mercado de trabalho. No entanto, surgem a cada dia desafios novos como a implementação no país de redes de radares meteorológicos, a expansão do uso das energias renováveis, assim como o destaque que vem sendo dado para iniciativas de Ensino à Distância.


Em reunião organizada pela SBMET no IAG/USP, nos dias 09 e 10 de outubro de 2014, foi proposto que a instituições apoiem a criação do CVEM através de adesão formal à rede, aprovada pela OMM em seu Congresso Mundial realizado em Genebra, em junho de 2105.